sábado, 27 de junho de 2009

Tipos de Cocção.


Antes de começar a falar dos tipos de cocção vocês sabem o que quer dizer cozinhar? Cozinhar nada mais e do que uma transformação molecular, isso mesmo que você acabou de ler, pois é modificar a estrutura do alimento em questão, fazer a transformação. Agora vamos verificar alguns tipos de cocção que conhecemos:


Branquear (pré-cozinhar): Significa pré-cozinhar rapidamente os alimentos, esse método funciona muito bem em legumes para dar cor ao alimento.

Escalfar (Pochê): Escalfar significa cozer em um liquido quente abaixo do ponto de ebulição (abaixo de 100º graus), temos como um bom exemplo o famoso ovo pochê.

Ferver: É um processo de cocção até a ponte de ebulição, ou seja, até o momento em que começa a evaporar.

Cozer a Vapor: Técnica culinária que consiste em se submeter o alimento ao vapor, neste caso sem danificar a estrutura nutricional do alimento.

Fritar: É um processo na gordura com temperatura crescendo ou constante, temos duas opções de fritar uma é com o alimento submerso a gordura e outro com o alimento que não esteja submerso na gordura.

Sautê ou Saltear: É um processo de cozimento que consiste em fritar em fogo forte e com gordura, sacudindo a panela para que o alimento não grude no fundo, mais lembre esse processo é bom fazer sempre em pouca quantidade.

Grelhar: Umas das primeiras e mais importante técnica culinárias de cozimento, o alimento é submetido ao calor irradiado de gralhas elétricas ou a gás, lareiro ou churrasqueiras a carvão.



Gratinar: Significa tostar. Consiste em dourar a superfície do prato já cozido, utilizado muito um equipamento chamado salamandra.




Assar: É um processo com calor radiante seco, sem gordura em que o alimento é tostado até adquirir uma crosta por fora, que impede a saída do suco, deixando-o úmido e cozido por dentro.

Refogar: Método de cozimento que emprega calor úmido, através do qual o alimento é parcialmente assado, parcialmente cozido em liquido.

Glasear: praticamente consiste em dar brilho ao alimento utilizando gordura ou sem gordura.

Um comentário:

  1. Olá Lipe,
    Em primeiro lugar ostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito bom mesmo!
    Aproveito para perguntar se você teria a citação bibliográfica desses conceitos e se pode disponibilizá-las. Obrigada!
    Norma

    ResponderExcluir